*NENZINHA GALENO



Nenzinha Galeno

Cândida Maria Santiago Galeno. (Nenzinha Galeno).
Na linha paterna é neta de Juvenal Galeno. Filha de Antônio Galeno da Costa e Silva e Cândida de Santiago Galeno. Nasceu em Russas, tendo passado a adolescência no interior do Ceará, nas cidades em que o pai exercia o cargo de juiz. Os estudos secundários, fê-los no Colégio de S. Teresa, do Crato, enquanto o curso normal foi feito no Colégio da Imaculada Conceição, de Fortaleza, onde se diplomou (1936).

Tem o curso de Técnica de Educação do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP), do Ministério da Educação, e o de Assistente Social, do Instituto Social de Fortaleza. Iniciou-se nas BelasLetras escrevendo artigos para o jornal Cetama, de Barbalha, e para O Nordeste, da capital cearense, sob o pseudônimo de Branca de Castela. Passando a residir em Fortaleza, entrou a colaborar com assiduidade nos jornais e revistas locais e, também, em revistas do Rio, São Paulo, Porto Alegre e Bahia.

Das primeiras, destaca-se Jangada, revista da qual é diretora e que pertence à Ala Feminina da Casa de Juvenal Galeno. "A sua prosa, que se distingue pela beleza da forma e delicadeza em que é vazada, excele pelo brilho e fluência do estilo, sempre muito pessoal e elegante, através do qual se revê ágil escritora, dotada de brilhantes dons artísticos e literários" (Cruz Filho). Publicou: Naipes (de parceria), 1953; Trevo de Quatro Folhas (idem), 1955. A publicar, afora outros, Presença, livro com que em 1954 conquistou o "Prêmio Rodolfo Teófilo" nos Concursos Literários da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Dirige desde setembro de 1964, por morte de sua tia e fundadora, Henriqueta Galeno, a Casa de Juvenal Galeno.


Fundou com Oscar Moreira, em 1965, a Editora Henriqueta Galeno, que está completando dez anos de vida, atendendo com solicitude e bom gosto aos escritores não só cearenses como brasileiros, pois está editando livros para outros Estados. Faz parte da Comissão Cearense de Folclore, da União Brasileira de Trovadores, da Associação de Jornalistas e Escritores Brasileiros, da Associação Cearense de Imprensa, da Associação Brasileira de Assistentes Sociais, da Academia Feminina de Letras do Rio. (pesquisa no Google, www.ceara.pro.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário