*HENRIQUETA GALENO



Henriqueta Galeno

Filha legítima do grande bardo cearense, Juvenal Galeno da Costa e Silva  e dona Maria do Carmo Cabral da Silva Fundou, em 1919, a Casa de Juvenal Galeno, ainda hoje reconhecido centro literário, famoso até fora do Estado, para onde acorrem· todas as boas vontades, na cultura e nas lides· literárias.

Toda sua existência foi pira votiva, no sentido de fomentar, no meio fortalezense, o gosto por um senso estético de marcante vivência, "incentivar e intensificar as atividades intelectuais cearenses e o intercâmbio cultural brasileiro" – segundo a Antologia Cearense, la. série, 1957. Além disso, Henriqueta prendia a todos pela sua capacidade de trabalho e imensa bondade de coração, sempre presente no incentivo aos novos e na homenagem aos velhos. A Casa de Juvenal Galeno foi, como ainda hoje constantemente aberta para todos, bem dirigida como está por sua sobrinha, acadêm1ica Cândida Maria Santiago Galeno.

Henriqueta é fortalezense, fez os primeiros estudos no Colégio da Imaculada Conceição, bacharelou-se em 1918, pela Faculdade de Direito do Ceará e desempenhou as funções de fiscal federal do ensino médio, cargo em que se aposentou. Poetisa, e prosadora enriqueceu as letras cearenses com trabalhos seus como: Maria Quitéria, a primeira mulher-soldado do Brasil; Henriqueta Galeno no Congresso Feminino e na Academia Carioca de Letras; Júlia Lopes de Almeida; Juvenal Galeno, o legítimo criador do Popularismo Literário no Brasil. Sua obra póstuma é Mulheres Admiráveis, já impressa na "Editora Henriqueta Galeno", fundada em sua homenagem por Cândida Galeno.

A "Ala Feminina" foi fundada, em 1936, para congregar "as escritoras, poetisas e mulheres que cultivam a arte e as letras".Henriqueta Galeno pertencia à Academia Cearense de Letras, ocupava a cadeira Nº 23, da qual é Patrono seu Pai, Juvenal Galeno.
 No dia 10 de setembro de 1964, na sua residência, na Rua General Sampaio, na Casa de Juvenal Galeno, falecia Henriqueta Galeno, O Ceará intelectual deve a essa mulher de grande valor inestimáveis serviços, na área mental da terra. (pesquisa no google - www.ceara.pro.br)







Nenhum comentário:

Postar um comentário