DISCURSO

DISCURSO DE POSSE NA PRESIDÊNCIA DE HONRA
 DA ACADEMIA DE LETRAS JUVENAL GALENO

  Senhores e Senhoras     
         
Entre as festividades que engalanam o transcurso do aniversário de 94 anos desta Casa, culmina a que estamos participando no momento, a fundação da Academia de Letras Juvenal Galeno, dedicada à memória do grande bardo, que aqui viveu durante quarenta e cinco anos. E se vivo estivesse, estaríamos agora, celebrando seus cento e dezessete anos.
O antigo Salão Juvenal Galeno hoje denominado Casa de Juvenal Galeno, tornou-se gradativamente uma instituição rememorada em todos os estados brasileiros, conforme se lê na Antologia Cearense de Raimundo Girão, em página dedicada à Henriqueta: “ É bem a Casa admirável centro de intelectualismo, a Sala de visita espiritual do Ceará, que há concorrido, grandemente, para maior divulgação e o melhor conhecimento das belas letras dentro e fora do Estado”.
É este o belo e significativo roteiro da gloriosa Casa de Juvenal Galeno, há 94 anos, cumprindo religiosamente o mesmo programa cultural existente na época de Henriqueta Galeno, realizando conferências, recitais, seminários, exposições, manifestações folclóricas, reuniões, fóruns, concursos literários, palestras, oficinas e abrigando novas instituições literárias, a exemplo da Academia de Letras Juvenal Galeno.
A iniciativa de uma instituição literária que celebrasse o nome do poeta, nos fez recordar a década de 30, quando sua filha Júlia Galeno querendo cultuar a memória do pai criou e dirigiu a Academia Juvenal Galeno, reunindo a intelectualidade carioca, em memoráveis serões de arte e cultura, mais tarde sucedeu-lhe na presidência, o grande escritor cearense Gustavo Barroso.                 
A Academia Juvenal Galeno foi célebre no Rio de Janeiro e até hoje vem sendo citada com saudade pelos poetas, escritores e artistas que foram assíduos frequentadores.
Hoje, neste dia  28 de setembro de 2013, graças a iniciativa das escritora Eliane Arruda e apoiada por Maria Lina Cunha Moura é nascente a Academia de Letras Juvenal Galeno, aqui no Ceará.
Vale ressaltar que desde 2007, a ideia foi lançada, embora inicialmente como Grupo de Estudos Literários Juvenal Galeno. Muitos beletristas abraçaram-na e até realizaram alguns estudos em torno do poeta, mas a reforma da Casa impossibilitou a frequência dos estudos. Contudo,  a persistência de alguns, favoreceu a criação da Academia.
Cabe-nos externar, em nome da diretoria da Casa de Juvenal Galeno e da família Galeno, nossos agradecimentos às beletristas Eliane Arruda (idealizadora) e Maria Lina Cunha Moura, por mais esta homenagem que perpetua a memória do insigne poeta Juvenal Galeno.
Iniciativas como estas que cultuam as nossas tradições, revestem-se da mais alta significância, particularmente, por estar divulgando o nome do sempre saudoso poeta das “Lendas e Canções Populares”.

Dr. Antônio Galeno, Presidente de Honra da Academia de Letras Juvenal Galeno



Nenhum comentário:

Postar um comentário